31 de janeiro de 2011

Rotinas e rituais para a hora de dormir

Por mamãe Deia Musso às segunda-feira, janeiro 31, 2011
Reações: 

Escrito para o BabyCenter Brasil
Patrocinado por


Por que criar um ritual? 

"O bebê fica mais relaxado se souber o que vai acontecer", diz a especialista em sono infantil Jodi Mindell. "Quanto mais relaxado ele estiver, mais provável será que ele vá para a cama sem problemas e durma rápido."

Não é preciso esperar muito: quando seu filho tiver entre 1 mês e meio e 2 meses já dá para começar a seguir sempre o mesmo ritual, toda noite. Logo o bebê vai gostar da previsibilidade da situação.

Você decide o que incluir na rotina. Pode ser um banho, seguido da troca, uma história e um pouco de chamego, ou uma brincadeira tranquila. Escolha alguma coisa que deixe a criança calma. E, apesar de o ritual poder começar em qualquer lugar, o ideal é que ele termine no quarto do bebê.

É importante que o quarto do seu filho seja um lugar agradável para ele, e não só o aposento em que ele é "abandonado" à noite para dormir. A rotina pode ser uma grande arma: se ela for gostosa, e seu bebê receber bastante atenção e carinho, ele logo vai adorá-la. Caso o bebê reclame quando você sair do quarto, depois de dar boa noite, diga que volta dali a alguns minutos. Se tudo der certo, ele já vai ter adormecido na hora em que você voltar.

Se conseguir, evite que a mamada seja a última coisa da rotina. Dê de mamar mais cedo -- pode ser até antes do banho --, porque por vários motivos o ideal é que o bebê não associe a hora de dormir à comida. Muitas vezes, porém, será inevitável que o bebê caia no sono mamando. Nesse caso, coloque-o no berço e faça os passos seguintes do ritual se ele acordar. Ou tente acordá-lo um pouquinho só para dizer boa noite e pô-lo na cama semidesperto. 

Idéias para rituais do sono 

As idéias abaixo são sugestões enviadas por leitores do BabyCenter. Talvez a sua versão do ritual seja diferente. Vale a pena lembrar que a rotina do sono também é benéfica para os pais. É um tempinho especial dedicado ao seu filho.

Esgote as energias dele
Dependendo da criança, pode funcionar deixá-la descarregar toda energia que tiver sobrado do dia, para que depois ela consiga descansar mais tranquila. Você pode experimentar deixá-la pular, segurando nas suas mãos, ou fazer uma brincadeira mais agitada. Depois, troque a atividade por alguma coisa bem mais calma, como um banho e uma história, para então colocá-la na cama.

Use o poder da água
Boa parte dos rituais do sono usados pelos pais apela para a ajuda da hora do banho. A imersão na água morna é gostosa e deixa seu filho limpinho e tranquilo para ir para a cama. O banho também é uma ótima chance de os papais participarem mais da rotina do recém-nascido. Agora, se seu bebê fica agitado demais no banho ou simplesmente odeia a banheira, não use essa estratégia. Em vez disso, dê o banho bem mais cedo, e no ritual noturno passe algum tempo juntinho dele ou leia uma história.

Faça uma massagem
Antes ou depois do banho, você pode massagear seu filho com movimentos suaves e óleo ou hidratante especiais para bebê. Cada criança é de um jeito, e há algumas que simplesmente adoram massagem. Já outras ficam incomodadas. Veja nosso guia para uma massagem simples e relaxante.

Cuide da higiene
Se a rotina não incluir o banho, lave o rosto e as mãos do bebê, passe uma gaze ou uma fraldinha limpa na gengiva dele ou escove os dentes, troque a fralda e coloque o pijama. É bom já aderir ao hábito de escovar os dentes desde cedo, pois assim seu filho já se acostuma à rotina da higiene bucal.

Brinque um pouco
Fazer uma brincadeira calma na sala ou no chão do quarto do bebê é uma ótima maneira de se divertir com ele antes da hora de dormir. Pode ser uma brincadeirinha simples de esconder o rosto, qualquer coisa que distraia seu filho e não o deixe muito excitado.

Bata um papo
A hora de dormir é um bom momento para bater um papinho com o bebê. Pode ser que você não saiba bem como começar. Se tiver esse "branco", experimente ir recapitulando o dia do seu filho. Uma leitora conta que toda noite coloca o filho no berço e ou ela ou o companheiro sentam na cadeira de balanço, no quarto dele, com a luz apagada, e falam sobre como foi o dia. Só não vale reclamar dos preços do supermercado!

Dê boa noite para todos
Muitos bebês gostam de ser carregados pela casa ou pelo quarto dando boa noite para tudo e todos que encontrarem pela frente: "Boa noite, palhaço!", "boa noite, bonequinho!", "boa noite, Totó!", "boa noite, papai!", "boa noite, ursinho!" e assim por diante.

Leia uma história
Ler uma história é um jeito clássico de colocar uma criança para dormir. "Lemos entre dois e quatro livros para nosso filho toda noite", diz uma leitora. "Fazemos isso desde que ele tinha 2 meses." A leitura vai ajudar seu filho a aprender novas palavras -- estudos mostram que a exposição a um grande vocabulário é positiva para desenvolver habilidades linguísticas e até a inteligência -- e ele vai adorar passar mais esse tempinho com você. Ideal mesmo é estabelecer o tempo da história ou o número de livrinhos, em vez de ler até ele pegar no sono. Dessa forma, você dá a ele uma oportunidade de aprender a adormecer sozinho.

Cante para ele
Canções de ninar são um método infalível para fazer bebês dormirem -- especialmente se acompanhadas de um bom balanço no colo. Se você gosta de ninar seu bebê no colo, cante algumas músicas segurando-o e depois o coloque no berço, de preferência ainda acordado, e cante mais um pouco. "Toda noite escolho duas músicas e encerro com nossa canção de 'boa noite'", conta uma leitora. "Meus filhos já sabem que ela será a última e é hora de dormir."

Toque música
Ligue um aparelho de som no quarto do seu filho com canções de ninar, música clássica ou outro ritmo de que seu filho goste -- e que não o deixe muito agitado --, e deixe tocando depois que você sair do quarto. Além de facilitar a chegada do sono, a música disfarça os ruídos externos. 

Tente fazer com que o ritual não seja muito longo. Cerca de meia hora já é suficiente, sem contar o banho. Assim, você conseguirá repetir o processo todo dia, mesmo que tenha visitas em casa ou que esteja em outro lugar. A previsibilidade da rotina vai até ajudar a tranquilizar seu bebê se vocês estiverem num ambiente novo. 
Photobucket

5 comentários:

Rô Miranda disse...

Eu quero ver o Lilo crescer!
Me aceita dona déia!
rochelliamiranda@hotmail.com
Meu blog http://pensamentosdaro.blogspot.com/

Diario da kyara disse...

Eu tbm quero ver o Lilo crescer.Me aceite ai que vou adora participar e ver o crescimento deste lindo bebe que logo chegara.bjs
Flaviamello70@hotmail.com
Meu blog.http://cantinhodakyara.blogspot.com/

Karla disse...

Maninha td quero ver o Lilo crescer rsrsr, meu email é lindinhaelico@hotmail.com

E vcs se deliciando com o lanche do Mec né hahaha vai acostumando o Lilo a comer uma batatinha hummmmm.

Beijos minha linda e uma Pascoa regada de coisas boas.

Karla

Sandrinha disse...

Oi Deínha!
Lógico q vou querer acompanhar,cada detalhe, e o desenvolvimento do meu sobrinho...hahaha.
guimaraes.sandra@globo.com.

Mtos beijinhos p/ vcs!!

tαmιιh'∂єℓι¢α∂α ƒℓσя disse...

Amigaaa ..pensou q eu ia ficar fora dessa??rs
dps de acompanhar sua gravidez quase toda,lendo os posts chorando junto com vc,ficando brava junto com vc,é claro q eu naum iria ficar fora desse e ver o rostinho do BB lindão!rs

eu tenhu q arrumar o meu blog sabe!Marido é designer e ta DEMORANDO uma eternidade pra fazer um template pra mim...tbm tadinho trabalha muito!!
mais vamos la!
meu e-mail pessoal é
tamih.feydit@gmail.com
bjinhus Déia!Bjim pro Lilo tbm!

Postar um comentário

 

Bercinho encantado Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea