6 de setembro de 2010

O check-up antes de engravidar

Por mamãe Deia Musso às segunda-feira, setembro 06, 2010
Reações: 
Fonte: http://bebe.abril.com.br/planejamento/antesgravidez/conteudo_248874.php


A lista de exames que os médicos pedem quando a mulher resolve engravidar é exatamente a mesma que deve ser feita quando se descobre que o bebê está a caminho. Antes da concepção, no entanto, ela serve como um grande sinalizador das áreas que merecem mais atenção. Assim, se for detectado algum problema, é possível corrigi-lo e engatar uma gestação sem riscos nem estresse.

Hemograma completo
Detecta anemia e infecções. A mulher precisa estar em jejum de três horas. Durante a gestação, ele será pedido mensalmente, afirma o ginecologista e obstetra Marco Antônio Lenci, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Glicemia
Útil para detectar intolerância à glicose e diabete. Ele será repetido na 26ª semana de gravidez, quando o corpo apresenta mais dificuldade para assimilar o açúcar. Realizado em jejum de oito horas.

Sistema ABO e fator Rh
Verifica o tipo de sangue e se o fator Rh é positivo ou negativo. Caso a mulher seja Rh negativo e o homem Rh positivo, há o risco de o corpo dela produzir anticorpos contra o sangue do bebê. Os médicos conseguem impedir essa resposta do organismo lançando mão de medicamentos específicos.

HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)

Mostra a presença do vírus que causa a Aids. Se positivo, a decisão de engravidar deve ser discutida com o médico.

Sorologia para rubéola

Avalia se a mulher tem imunidade contra o vírus da rubéola (extremamente grave para o feto), adquirida por vacina ou por ter tido contato com a doença. Realizado em jejum de 3 horas.

Reação para toxoplasmose

Acusa se a mulher já teve infecção causada por esse protozoário. Realizado em jejum de oito horas.

VDRL
Essa é a sigla em inglês para venereal disease research laboratory, que, em tradução livre, significa algo como pesquisa laboratorial de doença venérea. Como o nome denuncia, é útil para detectar problemas como a sífilis. A bactéria por trás desse mal, a Treponema pallidum, pode provocar aborto, parto prematuro e malformações no feto.

Sorologia para hepatite B e C
Mostra a presença dos dois tipos de vírus.

Sorologia para citomegalovírus

Indica se a paciente já foi infectada ou não pelo vírus.

Urina
Revela a presença de uma eventual infecção urinária, que pode ser fatal para o feto. Deve ser realizado com a primeira urina da manhã ou após três horas sem urinar, quando o líquido atinge a concentração adequada para ser examinado.

Fezes
Verifica se há parasitas no intestino. O ideal é realizar em três dias diferentes, para os resultados serem mais exatos.

Photobucket

0 comentários:

Postar um comentário

 

Bercinho encantado Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea